Educação

Trabalhadores da Educação do Piauí aprovam greve contra política de arrocho salarial de Rafael Fonteles (PT)

PSTU Piauí

20 de fevereiro de 2025
star5 (1 avaliações)
Em assembleia geral, professores da rede estadual aprovam greve | Foto: Sinte

Os trabalhadores da Educação estadual do Piauí decidiram, em assembleia geral realizada quarta-feira, deflagrar greve a partir da próxima segunda (24). A categoria rejeita a política de arrocho salarial imposta pelo governo de Rafael Fonteles (PT) e exige o cumprimento de pautas históricas, como reajuste salarial digno, melhores condições de trabalho e o fim do desmonte da educação pública.

A decisão foi tomada após meses de negociações infrutíferas com o governo estadual, que se recusa a atender às reivindicações dos profissionais da educação e que amargam perdas inflacionárias de mais 60% nos últimos anos.

Yara Ferry, professora e representante da oposição sindical “Educação Conlutas”, reforçou o chamado para a greve e destacou a importância da união da categoria:

Estamos diante de um governo que prioriza os interesses dos grandes grupos econômicos, em detrimento da educação pública e dos trabalhadores e trabalhadoras. A greve não é apenas uma luta por salários dignos, mas uma defesa intransigente da educação pública de qualidade. Não podemos aceitar o arrocho salarial e o desmonte das nossas conquistas. É hora de parar o estado e mostrar que, sem educação, não há futuro. A greve é o nosso grito de resistência!

Segundo Yara, o governo segue desrespeitando a lei do piso, ao não aplicar o reajuste previsto de 6,27% no conjunto da categoria. “O percentual da lei do piso vem sendo aplicada apenas para professores das classes A e B. Ou seja, 95% da categoria vem sofrendo com o achatamento salarial porque o percentual anual da lei do piso não é aplicado para toda a categoria, o que é um verdadeiro absurdo”, disse.

A greve terá início na segunda-feira (24/02), com atos e mobilizações em frente à Secretaria de Educação e ao Palácio de Karnak, sede do governo estadual. Os trabalhadores convocam a população piauiense a apoiar a luta em defesa da educação pública e contra os retrocessos impostos pelo governo

A luta é por salário, por condições de trabalho e por uma educação pública de qualidade!

Greve geral a partir de segunda-feira (24/02)!

Leia também!

PSTU se solidariza com a greve dos professores de Teresina

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux - Hosted & Maintained by PopSolutions Digtial Coop