Zé Martins, até o socialismo, sempre!

Mais uma perda irreparável, nessas semanas terríveis. Depois da morte de Américo Gomes, Maria José Lourenço, Mauricleia Soares Santos, agora tivemos uma nova e dura perda. Morreu José Antônio Martins.
Trata-se de um economista marxista sério, que se dedicou à divulgação de Marx e a análise concreta da economia mundial, em base aos ensinamentos marxistas. Zé Martins, como era conhecido, foi parte do Núcleo Popular 13 de maio, que, por muitos e muitos anos, deu formação marxista para os ativistas. Ele se dedicava ultimamente às análises da economia mundial, em que era uma referência séria, em meio a tantos charlatães.
Mesmo centrado nas análises de economia, Martins não se deixou levar pelos apelos dos governos petistas, mantendo-se independente do curso adesista de grande parte da esquerda brasileira.
Zé Martins foi parceiro em vários debates sobre economia mundial, sempre com uma opinião fundada em seu acúmulo marxista e na análise concreta da evolução da economia, a partir de seu centro na produção industrial norte-americana e na taxa de lucros.
Perdemos um intelectual simples, uma figura humana admirável, um economista marxista que vai fazer enorme falta nesses tempos atuais.
Martins, até o socialismo, sempre!
Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) e Liga Internacional dos Trabalhadores – Quarta Internacional (LIT-QI)