Lutas

Greve na Construção Civil em Belém repercute na imprensa internacional

Redação

16 de setembro de 2025
star5 (1) visibility 20
Jornal Yonhap, da Coreia do Sul, destaca greve em Belém (PA)

A greve de trabalhadoras e trabalhadores da Construção Civil de Belém e região, iniciada nesta terça-feira, 16, às vésperas da COP30, vem repercutindo na imprensa internacional.

Jornais norte-americanos como o The Herald Journal, de Utah, e o Goshen News, de Indiana, replicaram notícia divulgada pela Agência Associated Press (AP), dos EUA. A agência atende veículos de comunicação no mundo inteiro.

Outra publicação que repercutiu a forte greve que ocorre na capital paraense foi o Yonhap, da Coreia do Sul.

Imprensa nacional

A greve foi destaque nos principais veículos de imprensa no Brasil, como a Folha de S. Paulo, o Globo e G1, e contou com reportagem na TV Cultura.

Entenda

Com a cidade transformada num verdadeiro canteiro de obras, com R$ 6 bilhões em investimentos das três esferas do governo, e uma inflação nos preços dos alugueis e hospedagens que provocou questionamentos da própria ONU, os operários receberam, em sua campanha salarial, uma proposta vergonhosa de 5,5% no piso salarial e R$ 10 na cesta básica.

A mobilização é liderada pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e do Mobiliário de Belém (STICMB), filiado à CSP-Conlutas.

Leia também

Operários e operárias da construção civil de Belém realizam forte greve e param obras da COP 30

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux - Hosted & Maintained by PopSolutions Digtial Coop