Greve na Construção Civil em Belém repercute na imprensa internacional

A greve de trabalhadoras e trabalhadores da Construção Civil de Belém e região, iniciada nesta terça-feira, 16, às vésperas da COP30, vem repercutindo na imprensa internacional.
Jornais norte-americanos como o The Herald Journal, de Utah, e o Goshen News, de Indiana, replicaram notícia divulgada pela Agência Associated Press (AP), dos EUA. A agência atende veículos de comunicação no mundo inteiro.
Outra publicação que repercutiu a forte greve que ocorre na capital paraense foi o Yonhap, da Coreia do Sul.
Imprensa nacional
A greve foi destaque nos principais veículos de imprensa no Brasil, como a Folha de S. Paulo, o Globo e G1, e contou com reportagem na TV Cultura.
Trabalhadores da construção civil de Belém (PA) entraram em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (16).
A paralisação deve refletir nas obras preparatórias para a COP30.#JC #JornalDaCultura #COP30 #Belém pic.twitter.com/sckDYCcUH5
— Jornalismo TV Cultura (@jornal_cultura) September 16, 2025
Entenda
Com a cidade transformada num verdadeiro canteiro de obras, com R$ 6 bilhões em investimentos das três esferas do governo, e uma inflação nos preços dos alugueis e hospedagens que provocou questionamentos da própria ONU, os operários receberam, em sua campanha salarial, uma proposta vergonhosa de 5,5% no piso salarial e R$ 10 na cesta básica.
A mobilização é liderada pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e do Mobiliário de Belém (STICMB), filiado à CSP-Conlutas.
Leia também
Operários e operárias da construção civil de Belém realizam forte greve e param obras da COP 30