DCE Livre da USP protocola pedido de cassação do vereador Lucas Pavanato (PL)
Parlamentar fez uso indevido de veículo em nome da Câmara Municipal de São Paulo em uma das vezes que foi à universidade provocar e coagir estudantes

No dia de ontem (01/10), estudantes da Universidade de São Paulo (USP), em nome do Diretório Central dos Estudantes Livre da USP, protocolaram na Câmara Municipal de São Paulo uma representação para a Corregedoria, exigindo a cassação do mandato do vereador Lucas Pavanato (PL). Assinam a representação Mandi Coelho, pelo Rebeldia, Ekop (coletivo Juntos), Pedro (UJC) e Wanderson (Correnteza).
Ver essa foto no Instagram
O motivo para a representação tem a ver com o uso indevido de veículo em nome da Câmara, em uma das vezes que foi à USP provocar e coagir estudantes. Tratava-se de veículo pessoal, com um adesivo de veículo oficial na placa. Esse é um ato ilegal, em que Pavanato fez uso de seu cargo como vereador para obter vantagens ao acessar a universidade.
Essa ação demonstra justamente o que tem sido o modus operandi da extrema direita, que passou a atacar e fazer baderna nas universidades públicas: se utilizar do cargo e do dinheiro público para promover ações violentas, com o objetivo de criminalizar os estudantes e o movimento estudantil.
O movimento tem se organizado todas as vezes para impedir isso. Hoje (02/10) acontecerá o ato político “Em defesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH): a universidade pública é do povo” no Vão do Prédio de Geografia e História, contando com a unidade de estudantes, professores, funcionários e a diretoria da faculdade, presidida pelo professor Adrian Fanjul.
Ver essa foto no Instagram