SP: Governador Tarcísio de Freitas tenta demolir casas na Favela do Moinho
Moradores realizam vigília desde ontem e cobram do governo Lula cumprimento do acordo feito com a comunidade
Desde ontem (27/10), os moradores da Favela do Moinho, no centro da cidade de São Paulo, estão em vigília contra ação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de demolição das casas. A comunidade cobra do governo Lula o cumprimento do acordo firmado de que só sairiam com a chave da casa própria na mão.
O terreno onde está localizado a Favela do Moinho pertence à União, que o cedeu ao governo do São Paulo para a construção de uma parque estadual, como parte de uma mega projeto que envolve a mudança da sede do governo estadual e de secretarias para a região. Com um investimento de mais de R$ 4 bilhões, o projeto do governador é para beneficiar as grandes construtoras. Para isso precisa expulsar a população do Moinho daquela região.
Ver essa foto no Instagram
A luta segue na comunidade. Leia a nota publicada no perfil do Instagram – Favela do Moinho:
Enquanto muitos moradores seguem sem ver a promessa do Governo Federal, os tratores do Governo do Estado causam o terror, entrando cotidianamente na favela.
Tudo mundo lembra: Tarcisio e o presidente Lula se uniram para prometer que só sairíamos de nossa comunidade com a chave da nossa nova casa própria pra morar. O acordo é Chave a chave!
Muito se falou e nada se fez! Os tratores do Governo do Estado destroem casas, apavoram moradores, comprometem nossa saúde e segurança, nos obrigam a viver no meio de escombros enquanto suas promessas não se realizam.
Nossas lideranças foram forjadas pela Polícia, perseguidas e criminalizadas por denunciar os crimes do Estado e lutar por nossos direitos.
Dia 25 de outubro terminou o prazo ridículo de 10 dias dado pela justiça para suspensão das demolições de nossas casas. Os tratores vão passar derrubando tudo!
Convocamos a todos para se juntar a nós e impedir que essas violências sigam acontecendo. Não esqueceremos, vamos cobrar o Governo Federal e o Governo do Estado para que cumpram com sua promessa.
LIBERDADE PARA NOSSAS PRESAS!
LUTAR NÃO É CRIME!
LULA, TIRE OS TRATORES E A PM DO TARCÍSIO DO SEU TERRENO!
MOINHO RESISTE!
Apoio e solidariedade!
O PSTU emite seu apoio e solidariedade aos moradores da Favela do Moinho. Somos parte dessa luta e dessa resistência.
Seguiremos lado a lado na luta por moradia. Exigimos do governo Lula, dono do terreno, que as demolições sejam impedidas e que o acordo firmado com a comunidade seja cumprido. De que lado Lula está? Não fazer nada é pactuar com a violência praticada pelo governo de São Paulo a favor das grandes construtoras.
Basta de perseguição e criminalização dos movimentos sociais. Liberdades aos moradores que foram presos por lutar contra as demolições das casas. Lutar não é crime!
Tarcísio de Freitas é inimigo do povo pobre, preto e periférico!