Solidariedade: Devolvam a conta do Chavoso da USP!
Thiago Torres, o Chavoso da USP, teve sua conta no Instagram apagada neste domingo, 16, sem qualquer justificativa por parte da Meta. Thiago é sociólogo e educador popular, e sua conta já ultrapassava 1 milhão de seguidores. A única mensagem deixada pelo conglomerado digital afirma que a conta “não segue os nossos Padrões da Comunidade”.
É de se perguntar, um jovem negro periférico que denuncia a violência policial, enfrenta políticos racistas que querem acabar com a cultura periférica, defende povos originários, entre tantos outros temas, não segue o “padrão” definido por esse monopólio? Parece que não, pois, ao mesmo tempo em que a Meta apaga anos de trabalho de Thiago, deixa livre todo tipo de discurso racista, misógino, capacitista e de extrema direita. Não só não interfere nesse tipo de conteúdo, como privilegia seu alcance.
Esse caso é mais uma demonstração do poder nefasto dos grandes monopólios das big techs. Não é por menos que uma das principais exigências de Trump no tarifaço foi o acesso às terras raras, e nenhum tipo de regulamentação das redes sociais, para que esses monopólios continuasse a agir livremente, acima das leis e da soberania do país.
Chega de censura! Exigimos a devolução imediata da conta de Chavoso da USP!
Enquanto isso, Thiago Torres mantém um perfil reserva aqui.