Negros

Solidariedade a Renato Freitas: Racistas não passarão

PSTU Paraná

20 de novembro de 2025
star5 (4) visibility 41

Na manhã deste dia 19 de novembro, nas vésperas do Dia da Consciência Negra, o deputado estadual Renato Freitas (PT) foi vítima de uma covarde agressão de cunho racista em Curitiba (PR).

Segundo o deputado, enquanto ele, com uma amiga, também negra, atravessa a rua, foi abruptamente fechado por um carro. Ainda de dentro do veículo, o cidadão começou a desferir xingamentos contra Renato. O agressor teria saído do carro para afrontar o deputado. O fato de um outro homem estar filmando toda a ação deixa nítido que se tratou de uma ação premeditada, a fim de distorcer a reação de Renato diante do ataque racista, e difamá-lo nas redes sociais.

Não é a primeira vez que Renato Freitas é vítima de covardes ataques racistas, seja de dentro da Assembleia Legislativa, da Câmara Municipal quando vereador, ou até mesmo nas ruas. Esses ataques expressam a realidade de milhões de negras e negros diariamente, e, no caso do deputado, sua visibilidade o torna alvo preferencial da extrema direita.

O PSTU-PR presta sua total solidariedade a Renato Freitas, e exige punição exemplar aos agressores racistas. Assim como exigimos, do governo Lula, também do PT, que transforme em ações seu discurso, mudando sua atual política de segurança pública, de caráter também racista e que perpetua e aprofunda o genocídio da juventude negra nas periferias. Além de reparação ao povo negro, bandeira histórica do movimento negro ignorada pelo atual governo.

Solidariedade a Renato Freitas! Racistas não passarão!

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux - Hosted & Maintained by PopSolutions Digtial Coop