Negros

A luta contra o racismo e o capitalismo perderam Flavio Jorge

Direção Nacional do PSTU

6 de junho de 2024
star5 (9 avaliações)

Lamentavelmente, nesta quinta-feira (6), morreu Flavio Jorge, o Flavinho, liderança histórica do movimento negro no Brasil.

Flavinho iniciou a militância política e antirracista no movimento estudantil na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em plena ditadura, período inclusive que foi preso político.

Ele liderou diversas iniciativas no movimento negro. Foi um dos quadros mais importantes na construção da Convergência Socialista (CS) e sua intervenção no movimento negro e esteve à frente da construção do MNU (Movimento Negro Unificado). Flavinho era uma liderança que articulava e gastava o tempo que fosse para convencer de suas ideias, sem perder o reflexo das opiniões diferentes.

Entre essas construções, talvez a mais importante delas, foi levar às ruas as manifestações de negros e negras, em plena ditadura militar, de forma inédita em nosso país, na cidade de São Paulo, junto aos estudantes universitários da PUC e USP, mas sem perder o reflexo da necessidade de mobilizar também as periferias da cidade a época. Sempre atuou na construção coletiva e da afirmação do MNU, como a unidade necessária na luta racial e contra a ditadura militar.

Na década de 80, Flavinho rompeu com a CS e foi para a DS (Democracia Socialista), corrente interna do PT e seguiu no PT até os dias de hoje. Passou a compor a Executiva da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), foi secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT, e atualmente fazia parte Conselho de Participação Social (Conselhão) do governo Lula.

Necessariamente nossos caminhos se distanciaram ideológica e politicamente, particularmente no apoio e tarefas do governo do PT. Mas nunca deixamos de nos respeitar e fraternalmente estar em unidade de ação em defesa da classe e do povo negro.

E por essas e várias outras razões, nós saudamos um dos quadros históricos do movimento negro, que também foi um quadro de nosso partido na construção da emancipação dos trabalhadores e da juventude contra toda forma de exploração e opressão por toda a vida.

Nossa ampla solidariedade aos seus familiares, amigos e companheiros de longa jornada de lutas no movimento negro. E que sua ausência nos fortaleça em seus exemplos e determinação militante por toda uma vida, nas lutas presentes e futuras.

Na luta contra o racismo, o capitalismo e na construção de uma alternativa socialista e revolucionária aos negros/negras e não negros de nossa classe, a partir das periferias do Brasil dizemos: Flavinho, presente, hoje e sempre!

Velório e despedida

O velório do companheiro Flavinho Jorge ocorre nesta sexta-feira dia 07/06, das 13h às 21h, na Vila Mariana. Rua Batista Caetano, 300 – São Paulo.

Direção Nacional do PSTU – Secretaria Nacional de Negros e Negras