Avibras é tema de debate em audiência pública em Brasília, amanhã (15/10)
Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, filiado à CSP-Conlutas, realiza caravana à capital federal

A luta dos trabalhadores da Avibras tem mais um passo importante. Amanhã (15/10), às 11h, acontecerá uma audiência pública na Câmara dos Deputados para debater a situação da empresa e a soberania nacional. O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região organizou uma caravana a Brasília para participar da audiência.
Com tema “A realidade da Avibras Indústria Aeroespacial e a soberania nacional”, a audiência pública será realizada na Comissão de Finanças e Tributação, no Anexo II, do Plenário 04, na Câmara Federal. Weller Gonçalves, presidente do Sindicato e militante do PSTU, irá compor a mesa de discussão.
“É um debate de extrema importância para o futuro da fábrica e para a soberania de nosso país. A participação dos trabalhadores da Avibras, em greve há três anos por atraso nos salários e corte de direitos, é essencial nessa audiência. Por isso, chamamos todos para participar da caravana”, explica Weller.
O debate público foi requerido pelos deputados federais Guilherme Boulos e Professora Luciene Cavalcante, ambos PSOL.
No último dia 7, uma delegação do Sindicato se reuniu com Boulos, que é autor do projeto de lei 2957/2024, que propõe a estatização da Avibras. Na reunião, o Sindicato solicitou ao parlamentar que se empenhe em cobrar do governo Lula o aporte financeiro para a fábrica, enquanto o projeto de lei não entra em votação na Câmara dos Deputados.
Outros convidados para a audiência são Robinson Farinazzo, capitão de fragata da reserva da Marinha do Brasil; Luís Nassif, jornalista do Jornal GGN; Alexandre Galante, jornalista do Poder Naval; e Rodolfo Queiroz Laterza, analista e escritor geopolítico e mestre em Segurança Pública.
Leia também!
Em Brasília, indígenas cobram de Lula demarcação de terras até a COP30