Cultura

Bilionárioz: uma peça que vale a pena conferir!

As últimas sessões desta temporada ocorrem em São Paulo, capital, nos próximos dias 25 e 26 de maio, sempre às 19h

Ana Pagu, de São Paulo

21 de maio de 2024
star5 (4 avaliações)

A pauta política sobre o poder da classe trabalhadora versus a riqueza e a glamourização dos bilionários está nos palcos do teatro Engenho Teatral, na peça “Bilionárioz”, da Companhia Antropofágica. Uma apresentação inteligente, criativa, divertida e crítica sobre a concentração de renda.

A entrada é gratuita e as últimas sessões desta temporada ocorrem nos próximos dias 25 e 26 de maio, sempre às 19h.

Como o nome já diz , “Bilionárioz” traz à cena a discussão sobre celebridades bilionárias para descortinar a engrenagem capitalista, que se assenta na apropriação da riqueza produzida pelos trabalhadores. A ideia de que basta o esforço pessoal e uma mente milionária pra se dar bem no sistema é trabalhada de forma crítica, com muita sensibilidade e criatividade.

Tudo no palco é pensado, articulado e coordenado para emergir do artístico e poético temas como: conciliação de classe, exploração, ideologia e desigualdade. Nos seus 80 minutos de duração, a peça desvela as “evidências” por trás das “aparências”, mostrando que o capitalismo já não pode “enganar mais o coração” de uma contingente massa que tudo produz e nada pode usufruir – quem for assistir à peça, entenderá o trocadilho.

É um atuar artístico que coloca o dedo na ferida, sem ser panfletário, incorporando textos profundos, literariamente reconhecidos, em diálogos com a cultura de massas. E, ao dar lugar aos bilionários, dá visibilidade ao potencial da classe trabalhadora organizada, na produção da vida material e das subjetividades, discutindo a importância de seu papel como classe na transformação social.

É um excelente espetáculo, que vale a pena ser visto!

Sinopse

Bylionárioz é um espetáculo que coloca em cena o debate da concentração de renda, a partir do fenômeno contemporâneo das celebridades bilionárias. Transitando entre cenas documentais e ficcionais, a montagem busca ser uma diversão crítica que abarca os efeitos de uma realidade que provoca desejos e valores ligados a acumulação, em uma época de hiperinformação.

A palavra “bilionários” ressoa hoje na mídia, nas redes sociais, despertando sentimentos de repulsa e adoração. A obra aproxima a temática econômica de seus efeitos na subjetividade, balizadas nas tensões das formas estéticas produzidas pela cultura hegemônica, que visam a naturalização das desigualdades sociais.

Onde e quando assistir?

Engenho Teatral
Entrada Gratuita
11 de maio a 26 de maio, sábados e domingos às 19h
Endereço: Rua Monte Serrat, 120 ao lado do Metrô Carrão, SP

Facebook

Instagram

Ficha Técnica

Realização: Companhia Antropofágica
Direção e Dramaturgia: Thiago Reis Vasconcelos
Elenco: Alessandra Queiroz | Fabi Ribeiro | Flávia Ulhôa | Gabriela Jennifer | Martha Guijarro |Rafael Graciola | Renata Adrianna | Suelen Moreira
Direção Musical, Concepção Visual: Thiago Reis Vasconcelos
Iluminação: Renata Adrianna | Zernesto Pessoa
Produção: Companhia Antropofágica
Equipe Técnica: Gabriela Jennifer | Gustavo A. Amat