Em São José dos Campos, PSTU e organizações se mobilizam por cassação de vereador do PL
Thomaz Henrique, em fala no último dia 2, fez apologia à crimes da ditadura e defendeu a morte de comunistas
O PSTU, conjuntamente com outros partidos políticos, movimentos sociais e sindicatos da região, convocou atos contra o vereador de ultradireita Thomaz Henrique (PL), de São José dos Campos, em razão de uma fala absurda, durante a sessão ordinária da Câmara, no último dia 2/4.
Thomaz se posicionou contrário à uma moção de repúdio aos 60 anos do golpe militar e afirmou na tribuna que “se o governo militar tivesse matado mais comunistas, mais terroristas, a gente tinha evitado o que ‘tá’ acontecendo hoje no Brasil”.
No último dia 31, relembramos dos 60 anos do golpe militar que perseguiu, prendeu, torturou e matou milhares de ativistas que lutavam por liberdades democráticas e melhores condições de trabalho e de vida para a nossa classe. A apologia aos crimes da ditadura feita por Thomaz é inaceitável, um brutal ataque a todos que sofreram com a repressão do regime, bem como serve ainda para um chamado aos radicais de direita que cometam tais crimes.
O repúdio à declaração na região é grande e o vereador já é alvo de dois pedidos de cassação de seu mandato, um deles assinado por nosso partido, sindicatos e outras organizações políticas e sindicatos, que serão analisados pela Comissão de Ética da Câmara.
Foram convocados protestos nas sessões de terça (9) e quinta (11) que contaram com dezenas de ativistas. Outras manifestações serão convocadas até que este vereadorzinho seja posto para fora.
“Os comunistas a que ele se refere são aqueles que lutaram para que, hoje, tivéssemos o direito de manifestação. Inclusive a dele. Não é de hoje que esse vereador reacionário ataca aqueles que lutam. Sempre está nas redes sociais atacando sindicalistas e dirigentes dos movimentos sociais de São José dos Campos”, destaca Weller Gonçalves, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e dirigente nacional do PSTU.
“Não vamos aceitar apologia a crimes da ditadura e discursos que estimulem a morte de opositores políticos”, disse também Toninho Ferreira, presidente do PSTU de São José dos Campos e pré-candidato a prefeito. “Seguiremos mobilizados pela cassação deste vereador. Ditadura Nunca Mais!”, afirmou.