Lutas

Jacareí (SP): Operários da ARMCO realizam greve de ocupação

Redação

27 de março de 2024
star5 (5 avaliações)
Em assembleia, operários aprovam greve de ocupação | Foto: Sindmetal SJC

Roberto Aguiar, da Redação

Em Jacareí (SP), os operários da ARMCO, que produzem lâminas de aço, realizam greve de ocupação pelo pagamento do plano de saúde. “A empresa vem atrasando o pagamentos dos salários, da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e agora atrasaram o pagamento do plano de saúde”, explica Weller Gonçalves, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região e militante do PSTU.

Frente a essa situação, os operários começaram um processo de mobilização por dentro da fábrica no turno da madrugada. “A empresa comunicou ontem à noite que o plano não tinha sido pago e que tinha sido cortado os atendimentos, em momento que a cidade de Jacareí vem sofrendo a epidemia de dengue. Já são mais de 10 mil casos e 12 mortes confirmadas. Por isso, resolvemos entrar em greve. Essa é uma situação desumana. No momento que mais precisamos do convênio médico não podemos usar”, destaca Cristiano José, o ‘Cri’, operário da ARMCO, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região e militante do PSTU.

“A empresa deixa de pagar nosso plano para priorizar a compra de insumos. Assim como vem atrasando o pagamento de salários e PLR. Juntou tudo isso, o que leva a uma revolta dos trabalhadores. Somos uma fábrica bem mobilizada e não vamos aceitar essa situação. Por isso, votamos a greve por tempo indeterminado, uma greve de ocupação”, completa Cri.

Cri, operário da ARMCO e diretor do Sindicato, coordena a assembleia na fábrica | Foto: Sindmetal SJC

A greve teve no inicio no turno da madrugada, depois foi aprovada em assembleia pelos operários do turno da manhã e, também, pelo turno da tarde. Os operários confirmam o ponto, entram na fábrica e não produzem. A fábrica está paralisada por tempo indeterminado.