Internacional

Leia gratuitamente a revista ‘Correio Internacional’ dedicada ao povo palestino

Redação

29 de dezembro de 2023
star5 (2 avaliações)
Correio Internacional – Edição número 26

A edição n° 26 da revista Correio Internacional é dedicada à luta do povo palestino pela recuperação do
seu território histórico usurpado pelo Estado sionista de Israel desde 1948. Nascido da limpeza étnica, a nakba (catástrofe) do povo palestino, Israel continuou desde então, com uma nakba contínua.

— Baixe o PDF da revista AQUI

Essa revista tornou-se essencial após a ação militar do Hamas em território israelita no dia 7 de outubro e da resposta genocida do governo de Benjamin Netanyahu contra a Faixa de Gaza (cujas imagens horrorizam
o mundo).

Estas imagens foram a faísca da solidariedade internacional com a luta palestina e contra o estado sionista, expressa em manifestações massivas em muitos países, incluindo os países imperialistas que apoiam incondicionalmente Israel, como os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e a França.

Ao mesmo tempo, essa situação atualizou o debate entre correntes e organizações que se dizem marxistas sobre qual seria a “solução” para este conflito e as aspirações do povo palestino de recuperar a sua terra. Também sobre os caminhos e as tarefas necessárias para chegar a essa “solução”.

São debates muito profundos sobre qual deveria ser a estratégia revolucionária para a Palestina e para toda a região, as consignas que expressam as tarefas que as massas devem enfrentar nesse caminho e sobre os métodos necessários nessa luta.

Nessa edição da revista Correio Internacional apresentamos uma seleção de materiais publicados desde 7 de outubro no site da LIT-QI (www.litci.org), outros artigos que foram escritos especialmente para ela e referências a inúmeros artigos sobre o tema, escritos no passado, que abordam não apenas análises e caracterizações políticas, mas também as principais polêmicas existentes entre as correntes marxistas.

Leia também

Palestina secular, livre, democrática e não racista. É necessário derrotar Israel militarmente