Lutas

MG: Todo apoio à greve dos trabalhadores da CSN-Mineração

PSTU-MG

17 de abril de 2025
star3 (2 avaliações)
A greve é conduzida pelo Sindicato Metabase Inconfidentes, filiado à CSP-Conlutas

Começou hoje (17/4) a greve dos trabalhadores da mineração da CSN, em Congonhas (MG), após votação em assembleia. A luta é pela Participação nos Lucros e Resultados (PLR), contra o banco de horas, pela equiparação salarial e contra a intransigência da empresa nas negociações.

A CSN lucra bilhões às custas de cada trabalhador e não garante reajuste salarial, PLR e nem condições de trabalho. Logo após bater recorde de produção, em 2024, e premiarem os trabalhadores com um bombom, a CSN propôs um aumento da remuneração de 70% para a diretoria e de 343% para o Conselho Administrativo da empresa. Isso escancara como funciona a exploração capitalista: quem realmente produz a riqueza, ou seja, os trabalhadores, fica com migalhas, enquanto os parasitas, como Benjamim Steinbruch e cia. embolsam tudo.

Apesar da prática antissindical e assédio moral praticado pela empresa, os trabalhadores decidiram cruzar os braços, descer dos ônibus e parar a produção para exigir seus direitos.

PSTU presente na greve da CSN em Minas Gerais

Apoio

Nós do PSTU, junto a outras organizações parceiras e que constroem a CSP-Conlutas, estamos juntos ao Sindicato Metabase Inconfidentes e os trabalhadores da CSN-Mineração fazendo valer o que foi definido pela assembleia da categoria.

Cada mobilização serve para avançar na luta dos trabalhadores não apenas a mineração, mas de todo o estado de Minas Gerais.

A solidariedade e unidade na luta expressa nessa greve apontam o caminho que temos que construir para defender e avançar nos nossos direitos e também para construir a revolução socialista.

Leia também!

RS: Encerrada a greve de municipárias(os) de Porto Alegre. Quais as lições que ficam?

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux - Hosted & Maintained by PopSolutions Digtial Coop