Partido

PSTU-PE lança Simone Fontana e Caio Marx como pré-candidatos em Recife

Jorge H. Mendoza

27 de abril de 2024
star5 (2 avaliações)

Recife, 27 de abril de 2024 – O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) lançou hoje Simone Fontana como pré-candidata à prefeitura de Recife. O anúncio aconteceu após plenária com os filiados do partido, na sede do Movimento dos Trabalhadores Cristãos, no centro da cidade.

Simone Fontana (59 anos) é professora das redes públicas estadual e municipal de ensino e uma reconhecida ativista em Recife. Militante do PSTU desde sua fundação, é também atuante ativa do sindicato da sua categoria. É formada em Pedagogia pela Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire) e pós-graduada em Educação e Linguagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Simone já foi candidata outras vezes à vereadora, deputada e senadora.

Vivemos ainda um período de incerteza econômica e polarização política. De um lado a ultradireita ameaça com seu projeto conservador e autoritário. Mas do outro, governos como o de João Campos que, apesar de todo marketing, seguem beneficiando as elites e os banqueiros. Precisamos de um projeto alternativo, classista e socialista, que enfrente a ultradireita, mas que também governe para a classe trabalhadora. Coisa quem nem João Campos nem Lula são capazes de fazer”, avaliou Simone durante a plenária.

O PSTU também lançou o nome do jovem Caio Marx como pré-candidato à Câmara de Vereadores de Recife. Marx é estudante de História na UFPE, diretor do Diretório Acadêmico de História Francisco Julião (DAHISFJ) e trabalha como pesquisador no Instituto Latino Americano de Estudos Socioeconômicos.

Para Marx, “esse é um momento muito importante para fazer um debate político com a juventude. Nós temos aí os cortes da Educação e a greve de professores e técnicos-administrativos em várias instituições. Mas também temos questões estruturais como o desemprego e precarização do trabalho, que afeta principalmente a juventude negra e periférica, e questões como a crise climática. Uma cidade como Recife precisa enfrentar essas questões”.

A expectativa do partido para ambas as candidaturas é de apresentar um perfil classista e radical, debatendo um projeto socialista para a cidade do Recife e de enfrentamento com os interesses dos ricos e poderosos.

Os nomes de Fontana e Marx deverão ser referendados e oficializados em conferência conforme o calendário eleitoral. Até lá, também dever ser decidido o nome do vice e a participação ou não do partido em alguma coligação.

Leia também!

PSTU lança Wellingta Macêdo como pré-candidata à prefeitura de Belém