RJ: Trabalhadores da Eletronuclear entram em greve por reajuste salarial e contra cortes

Os trabalhadores da Eletronuclear iniciaram, hoje (8/4), uma greve por tempo indeterminado para pressionar a estatal a conceder aumento salarial e a recuar no desligamento compulsório de empregados previsto para este ano. A empresa operadora as usinas Angra 1 e 2.
A categoria exige que a empresa assine o acordo coletivo de trabalho (ACT). Os trabalhadores estão concentrados na porta da unidade em Angra dos Reis. A decisão pela greve foi tomada em assembleia realizada na última quinta-feira (3), com aprovação unânime de 400 trabalhadores.
A greve é realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica nos Municípios de Paraty e Angra dos Reis (Stiepar).
Reivindicações
A empresa vem implementando uma série de medidas de cortes de custos e redução de seu quadro. Ano passado aplicou um plano de demissão voluntária (PDV), mas apenas 133 empregados aderiram. Como a meta do PDV não foi alcançada, a Eletronuclear decidiu desligar este ano 90 funcionários já aposentados.
Ver essa foto no Instagram
A categoria pede o fim das demissões, manutenção das condições de trabalho vigente, aumento de 6,76% (IPCA – data base 2022), que está sendo tratado na justiça e até hoje não houve sentença, e 3,69 % (IPCA – data base 2024).
“Estamos chegando a mais um ano da data base, maio de 2025, sem esses devidos reajustes. Só pra se ter uma ideia a empresa pretende revogar instruções normativas que garantem 25 benefícios aos trabalhadores, o que possibilitaria alterar condições de trabalho, sem que as mesmas fossem discutidas em assembleia,” pontua Cássio Tilico, presidente do Stiepar.
Entre os benefícios estão: férias, 100% de plano de saúde, ticket alimentação, complemento auxílio excepcional autista, entre outros.
Apoio
Emitimos nosso total apoio e solidariedade à greve dos trabalhadores da Eletronuclear. Os militantes do PSTU e os ativistas da CSP-Conlutas da região estão presentes na greve.
Assista ao vídeo de Atnágoras Lopes, militante do PSTU e integrante da secretaria executiva nacional da CSP-Conlutas:
Ver essa foto no Instagram