Servidores públicos federais realizam Jornada de Lutas nos dias 7 e 8/11
Dias 7 e 8 de novembro será realizada a Jornada de Lutas dos Servidores Públicos Federais, um movimento nacional para exigir respostas do governo Lula (PT) às reivindicações das categorias, até o momento ignoradas pelo governo.
A Jornada de Lutas, organizada pelo Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais), é um chamado à ação para garantir que os trabalhadores e trabalhadoras sejam respeitados e reconhecidos.
Desde o dia 2 de janeiro deste ano, o governo Lula recebeu as reivindicações dos servidores públicos federais por recomposição salarial, que foi protocolada junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Mas até o momento, não houve avanço nas negociações. A proposta do governo Lula é reajuste zero. Ao mesmo tempo, realiza cortes nos recursos da União Federal para a educação pública. Já foram três cortes até o momento.
Outra situação que segue é a ameaça da implementação da Reforma Administrativa (PEC 32/2020), apresentada por Paulo Guedes e Jair Bolsonaro.
Por tudo isso, que os servidores públicos irão paralisar e realizar protestos nos dias 7 e 8 de novembro.
Greve da educação federal
ANDES-SN, Sinasefe e Fasubra definiram uma paralisação de 48 horas por valorização dos profissionais da educação, nos 7 e 8 de novembro. O objetivo é avançar na mobilização do setor da educação, em decorrência da falta de resposta concreta do governo federal à pauta de reivindicação dos servidores públicos federais.
Entre as demandas, destaca-se:
– Inclusão do funcionalismo federal na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024, com o resgate para a recomposição das perdas salariais dos últimos anos;
– Reestruturação das carreiras;
– Equiparação de benefícios entre servidores e servidoras dos diferentes Poderes;
– “Revogaço” de medidas que prejudicam o conjunto da classe trabalhadora;
– Arquivamento da PEC 32/20, da contrarreforma Administrativa.