Lutas

Trabalhadores da Avibrás ocupam empresa por pagamento de salários atrasados

Redação

14 de março de 2024
star5 (13 avaliações)
Operários ocupam fábrica da Avibrás Foto Sindmetal/SJC

Operários da Avibrás em São José dos Campos (SP), empresa de tecnologia que atende a indústria aeroespacial, ocuparam o pátio da empresa reivindicando o pagamento de salários atrasados. A empresa deve 11 meses de salários aos operários.

Essa é uma luta que já dura 2 anos, em defesa dos empregos e da manutenção de uma empresa estratégica para o país“, explica Weller Gonçalves, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região e dirigente do PSTU. Com a ameaça de fechamento e venda da empresa, a mobilização dos metalúrgicos havia garantido a reversão das demissões, que foram colocados em lay-off (regime em que o contrato é suspenso temporariamente), com o pagamento dos salários.

Há quase um ano, porém, a Avibrás não vem pagando os salários. Uma reunião com a direção da empresa seria realizada na manhã desta quinta-feira, 14, mas foi repentinamente cancelada, de forma unilateral. Indignados, os operários romperam a grade e ocuparam o pátio da fábrica.

A nossa luta é pela manutenção dos empregos e contra a desnacionalização de um dos únicos setores de tecnologia desse país. É uma questão de emprego e de soberania. Bolsonaro não fez nada, e o governo Lula, até agora, também não. Estamos exigindo do governo que mantenha os empregos, e estatize a Avibrás, uma empresa importante e estratégica para o Brasil”, reafirma Weller.